O que é iluminismo

Os fatos históricos do mundo inteiro devem ser compreendidos mesmo fora da escola, afinal, contribuíram para o que somos hoje em dia.

Explicando o Iluminismo

Muitas pessoas se questionam quanto aos acontecimentos que nos movem até hoje, movimentos, manifestações e diversos tipos de grupos que acabaram por influenciar perfeitamente o modo de visão sobre o mundo.

O Iluminismo foi um dos movimentos de maior repercussão na história da humanidade, ele aconteceu em meados do século XVIII na Europa e era executado como um movimento cultural de elite dos intelectuais da época, ou seja, somente os mais inteligentes participavam com suas visões de mundo, dando o segundo nome ao momento: “A Era da Razão”.

A intenção do Iluminismo na época foi mobilizar o poder da razão com a intuição de reformar a sociedade e o conhecimento prévio do povo, promovendo intercâmbios intelectuais e se propagando totalmente contra intolerância e abusos da Igreja e do Estado que tinham o poder absoluto em suas mãos.

O Iluminismo se originou entre os anos 1650 e 1700, sendo despertado por nomes como Baruch Spinoza, John Locke, Pierre Bayle e também pelo matemático Isaac Newton.

Alguns príncipes reinantes da época chegaram a apoiar este movimento, muitos deles foram até alvo de figuras do próprio Iluminismo tentando aplicar suas ideias dentro do próprio governo, afinal, eram o caminho mais perto da elite.

O Iluminismo floresceu mais fortemente em 10 anos, entre 1790 e 1800, depois disto a ênfase de toda esta revolta racional deu lugar ao romantismo e a emoção de um movimento chamado Contra- Iluminismo, que ganhou muita força devido aos ideais que se opunham ao acontecido movimento anterior.

Fases e Regiões do Iluminismo

Como todo movimento duradouro e denso nas visões políticas e ideológicas, o Iluminismo partiu-se em diversas fases relatando diversos tipos de acontecimentos e mobilizando cada vez mais pessoas, com isto, os pensadores do Iluminismo tinham como fundamento libertar-se de todos os preceitos colocados em prática na Idade Média relacionado a Igreja e ao Teocentrismo, então, entre o final do século XVII e a primeira metade do século XVIII, a influencia que se caracterizou como a mais forte no movimento veio das concepções mecanicistas da natureza que, como consequência, haviam formado a revolução científica do século XVII, tendo como guia e maior influente neste contexto o matemático físico inglês Isaac Newton.

Depois disto tudo a aproximação das teorias vitalistas acabavam sendo melhor desenvolvidas pelas nascentes da ciências da vida, tendo boa parte das teorias sociais e suas filosofias relacionadas à sociedade desenvolvidas no século XVIII.

Os países que aderiram ao movimento como fonte de intelectualidade foram Escócia, Alemanha, Estados Unidos, França, Inglaterra e uma parte do Espaço-Luso Brasileiro. Tudo isto influenciou nossos métodos de vida e compreensões da ciência humana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário