Para que serve a tecla sysrq

Os computadores estão cada vez mais comuns, devido à diminuição do custo, porém muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre seus recursos.

A popularidade dos computadores

É difícil encontrar alguém que viva sem ou que nunca tenha mexido em um computador. Atualmente os computadores estão muito mais populares e são usados por milhões de pessoas em todo o mundo, para desempenhar suas funções diárias, relacionadas tanto ao trabalho, como também aos estudos e a diversão.


Com a internet então, nem se fala, é possível se conectar com o mundo inteiro sem sair de casa, ter acesso a conteúdos novos e aprender muito trocando informações com os internautas.

A necessidade de ter um computador e também as inovações tecnológicas fizeram com que esses eletrônicos ficassem cada vez mais acessíveis à população, que adora investir em tecnologia e se tornou praticamente dependente dos computadores, que fazem muita coisa e nos ajudam muito hoje em dia.

Mas, como o nosso país ainda não é muito avançado na criação de computadores e hardwares, muitas pessoas que adquirem os computadores precisam aprender a lidar com os nomes e funções em inglês, como por exemplo, nos teclados, onde a maioria das teclas que exercem uma função no computador estão com siglas das palavras em inglês.

Isso acaba gerando certa dúvida nas pessoas, que ficam imaginando o que poderia ser a função daquela tecla e muitas vezes não a usam por falta de conhecimento.

Conhecendo a tecla sysrq

A tecla sysrq está localizada em cima do Backspace nos notebooks e fica junto com o Prt Sc, que seria o Print Screen.

O sysrq é uma abreviação para “System Request”, essa tecla é uma herança das máquinas de grande porte, os computadores que surgiram primeiramente.

Antes, quando o teclado tinha 84 teclas que o sysrq surgiu, com a função de ser usada nos computadores pessoais.

O teclado de 84 teclas não fez muito sucesso e rapidamente foi substituído pelo de 101 teclas, onde o sysrq ficou junto com o prt sc, usada para salvar o conteúdo da tela e encaminhar sua imagem para uma área de transferência.

Como os computadores podiam funcionar no “modo protegido” e podem até hoje, a tecla sysrq era usada para “chamar o sistema”, isso pode ser entendido como solicitar os serviços do sistema operacional diretamente de dentro de um programa.

Mas, ninguém deu muito destaque para essa tecla e ela deixou de ter uma função realmente importante. Atualmente ela é deixada de lado e em muitos teclados de fabricação recente não aparece, já que foi suprimida, é como existisse somente por aparência e não é isso que as pessoas querem, já que exercem inúmeras funções em seus computadores.

A tendência é que essa tecla vá sendo deixada de lado até que se extinga totalmente, por isso não é de muita importância saber qual a sua função e para o que ela serve se você não deseja estudar computação ou mexer com essas funções mais avançadas oferecidas pelos computadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário