O que é o Jovem Aprendiz?


O programa Jovem Aprendiz foi criado pelo Governo Federal para ajudar os jovens a ter seu primeiro emprego sem deixar os estudos.

Conhecendo o programa


Visando melhorar as condições de trabalho e também as chances dos jovens recém-formados e que ainda estão estudando de se engajar e ter a experiência do primeiro emprego em empresas qualificadas, o Governo Federal em parceria com muitas empresas e multinacionais criou o programa Jovem Aprendiz.

Esse programa se intensificou ainda mais com a criação da Lei do Aprendiz, que determina que devem ser considerados jovens aprendizes quem for contratado diretamente pelo empregador e que tenha entre 14 e 24 anos e que obrigatoriamente esteja matriculado e frequentando a escola no ensino fundamental, ou num programa de aprendizagem técnica, oferecido por várias instituições, inclusive gratuitamente.

A lei garante os direitos do jovem aprendiz, que incluem a duração da jornada de trabalho de no máximo seis horas diárias, para que o estudo não seja prejudicado, porém para quem já concluiu o ensino fundamental a jornada poderá se estender a oito horas diárias, caso as horas destinadas ao ensino teórico sejam incluídas.

É preciso que os jovens permaneçam por um tempo no local de trabalho e por outro nos cursos de capacitação e assim eles devem receber o salário mínimo por hora.

Fazem parte deste programa muitas indústrias e empresas de renome, como Petrobrás, Correios, Banco do Brasil, Unilever, C&A, Carrefour e muitas outras.

Outras características e como participar


Vale lembrar que mesmo trabalhando numa jornada reduzida de seis horas, os jovens aprendizes devem ter todos os seus direitos assegurados, assim como seus benefícios trabalhistas e previdenciários que sejam compatíveis com o contrato de aprendizagem.

Se você tem uma empresa e deseja participar do programa é muito fácil, vale lembrar que as empresas devem contratar como aprendizes entre 5% e 15% do total de trabalhadores do estabelecimento e também garantir que eles sejam matriculados em cursos de aprendizagem técnica.

Para cadastrar sua empresa no programa basta entrar em contato com o Ministério do Trabalho e Emprego.

Agora, se você é jovem e se interessou pelo programa, lembre-se que é preciso ter entre 14 e 24 anos para participar, se você se enquadra na idade e está matriculado no ensino fundamental ou técnico, fique atento ao site das empresas, pois elas sempre avisam sobre o processo de seleção dos aprendizes pela internet.

Assim é preciso fazer a inscrição e fazer as provas e entrevistas, não perca essa oportunidade de ingressar no mercado de trabalho logo cedo e em empresas de grande renome tanto nacional, como também internacional, é um aprendizado que você carregará para toda a vida.

O contrato geralmente dura um ano, porém se as pessoas gostarem de você e do seu trabalho, as chance de efetivação são bastante grandes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário